terça-feira, 5 de junho de 2012

Histórias de cortiço – Parte 01

Chego a São Paulo, jovem, nunca havia estado tão só, longe de todos
20 anos, uma mochila e sem lugar pra ficar.
Saio à procura de uma pensão, mão de vaca, pouco dinheiro
embarco no metro e vou parar próximo a estação de Santana
guiado por telefones em papéis nas paredes

Chego à noite, cansado, deito na primeira cama livre
acordo sendo chutado, dizendo que estou numa cama já ocupada
uma pensão, com 10 jovens que vieram tentar a sorte, sem lençol ou travesseiros,
e eu...

Vou tomar banho e vejo, só tem água fria, logo na época de frio em São Paulo

- e aí, irmão, tem que ficar ligado, não pode sair deitando em qualquer lugar
- tudo bem, só me falar onde ainda tem lugar pra deitar
- tô olhando aqui no mapa, vou rodar atrás de emprego, quer vir junto?
- não, vou conhecer o entorno, saber onde tô
- belê, mas se liga, senão te roubam, aqui dentro mesmo
- valeu pelo conselho

Ponho uma roupa, paro no primeiro bar e peço um prato feito com tubaína
o lugar é estranho pra mim, me sento próximo a estação do metro,
tem vários lanches rápidos
reparo que a policia e os taxistas me olham com desconfiança, resolvo rodar

Na avenida onde estou, vejo que tem várias casas de stripper, prostitutas
uma após a outra, orelhões com vários telefones de putas
vejo outro cartaz de outra pensão,  peço meu dinheiro que havia pago para ficar o mês,
pego minha mochila e saio, quem sabe tenho mais sorte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário